A arte do Wing Chun Kuen tem suas raízes na Abadessa Ng Mui, que escapou da destruição do mosteiro Shao-lin de Fujian no século 18 para as montanhas Tai Leung.
Ng Mui se refugiou no Templo da Garça Branca. Foi lá que conheceu Yim Yee e sua filha Wing Chun, de quem muitas vezes comprava o requeijão e doce de feijão a caminho de casa. Aos quinze anos, com o cabelo preso no costume daqueles dias para mostrar que tinha idade para se casar, a beleza de Wing Chun atraiu a atenção de um valentão local. Ele tentou forçar Wing Chun a se casar com ele, e suas contínuas ameaças se tornaram uma fonte de preocupação para ela e seu pai. Ng Mui ficou sabendo disso e teve pena de Wing Chun.A abadessa Ng Mui aceitou ensinar a jovem Yim Wing Chun uma versão condensada do Kung Fu Shao-lin do Sul, para que a garota pudesse deter o pretendente agressivo e indesejado que a perseguia na época.
A jovem Wing Chun seguiu Ng Mui para as montanhas e começou a aprender Kung Fu. Ela treinou noite e dia até dominar as técnicas. Então ela desafiou o valentão para uma briga e bateu nele.
Ng Mui depois viajou pelo país, mas antes de partir, ela disse a jovem Wing Chun para honrar estritamente as tradições e desenvolver seu Kung Fu após seu casamento e ajudar as pessoas que trabalhavam para derrubar o governo Manchu e restaurar a dinastia Ming.
Yim Wing Chun, casou-se com Leung Bok Chao, e a ele transmitiu as técnicas que havia aprendido com Ng Mui. Mais tarde o casal passou seus conhecimentos para seu filho Leung Lan Kwai.
As formas físicas do Wing Chun Kuen moderno se desenvolveram a partir dos ensinamentos do estilo, a um pequeno grupo de alunos de Leung Lan Kwai. Esses discípulos pioneiros eram todos membros da tripulação de um barco da ópera chinesa. Entre eles estavam Wong Wa Bo e Leung Yee Tai.
No início do século 19, Leung Yee Tai ensinou o Wing Chun Kuen a um famoso médico de Foshan, chamado Leung Jan. Entre os alunos de Leung Jan estava seu filho Leung Bik e um discípulo de nome Chan Wa Shun.
Chan Wa Shun se tornou mestre por conta própria. Um de seus alunos foi o jovem Ip Man, que também foi aluno de Leung Bik e viria a se tornar um dos mais famosos artistas marciais do mundo.
Comentários
Postar um comentário