Lâminas de oito cortes ou Bart Cham Dao
A Forma de Faca Borboleta do Wing Chun
O Bart Cham Dao, as vezes chamado Batt Jam Dao significa literalmente facas de oito cortes. Bart é o número 8, Cham é cortar e Dao se refere a uma única lâmina afiada como uma faca ou espada.
Esta é geralmente a forma final ensinada a um aluno do Wing Chun. Ip Man só ensinou a forma a sete de seus alunos em toda a sua vida. Dizem que Ip Man aprendeu a forma com Leung Bik.História da forma
Desenvolvido a partir da garça e outros estilos de Kung Fu
Uma teoria alternativa é que a forma foi desenvolvida como uma adaptação de outros estilos de Kung Fu que existiam no sul da China na época, possivelmente Fujan Garça Branca. O Fujan Garça Branca usa dois Dao e gira as lâminas durante a forma. No entanto, sua forma não se assemelha a forma mais moderna de Baat Cham Dao como feita por Ip Man. Parece provável que a forma Wing Chun tenha sido inspirada por outras artes marciais chinesas que existiam na época, mas tinha os princípios do Wing Chun de economia de movimento. Esta teoria é apoiada pelo fato de várias outras artes marciais do sul da China, como Choi Lee Fut e Hung Gar, também usarem um par de dao, embora eles usem de maneira diferente. Além disso, há uma quantidade razoável de provas, sugerir formas de mão do Wing Chun são elas mesmas e adaptada do estilo da garça de Fujan e do estilo da cobra Kung Fu.
Facas cotidianas usadas para Wing Chun
Outra teoria possível é que a forma é uma maneira de usar o Wing Chun para lutar com facas domésticas, por exemplo, cutelos de cozinha chinesa (que as vezes são usados em pares ao cozinhar). Algumas pessoas argumentam que a forma pode ser vista como uma extensão da mão, usando apenas uma arma. Embora esta seja novamente uma possibilidade, sinto que esta é uma teoria improvável devido à natureza da forma. Na sessão final do Bart Cham Dao, o aluno deve inverter a pegada de forma que a espinha da lâmina esteja paralela ao antebraço. Isso é algo que só pode ser feito rapidamente no meio do fluxo, usando os ganchos na parte de trás do Dao, algo que não estaria presente em nenhuma faca doméstica. Este último ponto leva muito bem à evolução das próprias armas.
História da arma
Uma boa pesquisa foi feita na história da arma. Como você deve ter notado, eu simplesmente me refiro a arma como Dao (que significa lâmina), mas ela é usada por uma infinidade de outros nomes. Vamos explorar essa terminologia antes de olhar para a história da arma em si.
Chamando Wing Chun dao ou facas borboletas, é frequentemente muito confuso para pessoas de fora do Wing Chun, já que o termo é comumente usado para descrever a faca. As facas usadas no Wing Chun não se parecem em nada com as facas filipinas com a lâmina escondida no cabo. No entanto, o termo facas borboleta é muito comum dentro da comunidade Wing Chun. Provavelmente foi cunhado como uma referência ao modo como as pessoas tendem a montar as facas ao colocá-las em exibição, ou seja, cruzado e parecido com a forma de uma borboleta com as asas abertas. As pessoas também se referem ao Wing Chun Dao como espadas de borboleta, o que é mais útil, mas ainda diz muito pouco sobre a espada.
O termo chinês para isso é Wu Dip Dao. Este é simplesmente o termo chinês para facas (ou espadas) borboletas. Algumas pessoas chamam Wing Chun Dao, espadas. Historicamente parecem ter sido referidos como espadas duplas.
Para observar quando esse tipo de arma parece ter chegado à história, precisamos primeiro definir o que torna essa arma única e portanto, deve ser contada como separada de seu antecessor. Neste caso, existem dois recursos muito exclusivos para o estilo Dao do Wing Chun. Em primeiro lugar, o gancho na parte de trás da lâmina que permite ao aluno reverter a aderência rapidamente. Em segundo lugar, o guarda-mão em forma de D na frente é razoavelmente único, pois a maioria das armas chinesas não tem esse tipo de guarda. Dado que consideramos estas duas características como sendo o que separa o Dao estilo Wing Chun das espadas e espadas normais, devemos em seguida olhar para as primeiras referências a estas armas e como estas evoluíram.
Parece que a primeira aparição dessas armas foi no início do século XIX (1800). No entanto, as armas da época como visto em desenhos, fotos e coleções históricas, mostram uma lâmina que é longa demais, magra demais e portanto, otimizada demais para ser usada como arma no Bart Cham Dao do Wing Chun. O aspecto de esfaqueamento na forma só é encontrado no início da segunda seção. Isso significa que ele representa cerca de 6 a 10% da forma. No entanto, existem várias barras na forma que cortam 8 ângulos (daí o nome da forma). Parece razoável que o primeiro Dao não tenha sido criado para o Wing Chun, o Wing Chun adaptou as armas que já existiam.
Evidências sugerem que as lâminas mais curtas, mais otimizadas para cortes, evoluíram no final do século XIX ou início do século XX. Isso sugere que a aparência das formas de Bart Cham Dao no Wing Chun é razoavelmente recente, talvez apenas 50-120 anos atrás.
A estrutura da forma
A forma tem 8 seções. Muitas pessoas acreditam erroneamente que é daí que vem o nome da forma. No entanto, o oito realmente se refere ao número de diferentes ângulos que a lâmina corta ao executar as técnicas na forma. Daí o nome "lâmina de oito cortes".
Obviamente a forma ensina ao aluno do Wing Chun como usar um par de Wing Chun Dao (facas / espadas). Facas de borboleta. Inicialmente, um aluno pode perguntar: "Embora possa ser divertido de aprender e agradável do ponto de vista tradicional, por que eu deveria aprender Bart Cham Dao hoje em dia? Eu nunca vou usá-lo no sentido prático". Então o que mais a aprendizagem do Bart Cham Dao pode ajudar?
Talvez o mais importante seja reforçar os princípios subjacentes do Wing Chun vistos nas outras formas de mão, por exemplo, economia de movimento, deflexão, etc. Ele também ensinará ao praticante um novo tipo de degrau que pode ser usado em certas situações. Além disso, como um bónus adicional, aprender o Bart Cham Dao irá melhorar drasticamente a força do pulso se treinado de forma adequada e regularmente.
Além disso, como as facas usadas na forma não são tão grandes quanto as tradicionais espadas chinesas, as técnicas se traduzem bem em armas improvisadas que você pode encontrar em um estilo de vida moderno.
Antes que o Bart Cham Dao possa ser aprendido, é muito importante ter uma sólida compreensão de todas as outras formas de mão primeiro. Isso ocorre porque, entre outras coisas, o pisar no Bart Cham Dao não é eficaz sem o pisar das formas de segunda e terceira mão (Chum Kiu e Biu Jee). O sistema é projetado para crescer do Sil Lim Tao para Bart Cham Dao e não é sensato tentar perder sessões ou se apressar.
Comentários
Postar um comentário