Terceira Forma do Wing Chun

 


 Biu Jee ou Dedos Penetrantes

Muitas pessoas acham que o Biu Jee [Dedos Penetrantes] é para atacar pessoas. Mas o verdadeiro significado por trás do Biu Jee não está realmente no ataque. Biu Jee promove e desenvolve muitas técnicas de emergência. - Ho Kam Ming

 Terceira forma do wing Chun Dedos Penetrantes


O Biu Jee (dedos penetrantes) é a terceira e última forma de mão do sistema Wing Chun Kung Fu e era tradicionalmente ensinada apenas como merecimento, geralmente estudantes que tinham treinado por um longo período de tempo. Como resultado, a forma Biu Jee irá variar mais entre linhagens, mesmo dentro da linhagem Ip Man, a forma final é diferente entre muitos instrutores.


Os objetivos e benefícios do treinamento Biu Jee


O seguinte pode ser visto como alguns dos principais benefícios de aprender e praticar a forma Biu Jee.

  • O aluno aprende a desenvolver o poder através de distâncias muito curtas, a fim de ajudar a aperfeiçoar o Chi dos alunos.

  • Biu Jee ajuda o aluno a aprender como usar o Wing Chun para se recuperar de uma queda ou de estar preso ou imobilizado. Estes são chamados de técnicas de emergência.

  • Melhora a rotação e o trabalho de pés desenvolvido no Chum Kiu.


A estrutura da forma


A forma não se divide em 3 sessões tão facilmente quanto Sil Lim Tao.

O Biu Jee ensina o aluno a aperfeiçoar o uso da "energia em polegadas", permitindo que o praticante desenvolva o poder por meio de distâncias muito curtas. Também se baseia na energia bidirecional desenvolvida em Chum Kiu.

A primeira seção também contém o trabalho de pés que é conhecido como círculo ou Huen Ma. Isso é essencial para o sistema Wing Chun. Mais uma vez isso se baseia no estilo Chum kiu empurrando e pisando. Huen Ma permite a rápida, mas segura mudança de direção, permitindo ao praticante evitar um ataque e rapidamente contra-atacar.

A primeira sessão também introduz o praticante a uma técnica conhecida como Pai Djan, ou cotovelo descendente. O Pai Djan pode ser usado para atacar a uma distância muito próxima, onde socar ou golpear com a mão não é uma opção fácil. Também pode ser usado para bloquear um ataque quando o praticante tem suas mãos presas. Esta é uma das razões pelas quais o Biu Jee contém técnicas de fuga de emergência.

Outras técnicas de emergência são vistas em Biu Jee, por exemplo, o uso dos dedos para escapar quando o cotovelo foi imobilizado.

A última sessão contém maneiras de recuperar a linha de central de diferentes direções. A parte final da forma mostra ao aluno uma maneira eficaz de se recuperar de uma queda. Portanto, Biu Jee completa as formas de mão do sistema Wing Chun ao finalizar o uso de poder e energia nas técnicas, construindo no estilo, dando ao praticante opções para escapar de uma situação ruim, como ser preso, ou se recuperar de uma situação ruim, uma queda.

Biu Jee baseia-se em Chum Kiu, que se baseia em Sil Lim Tao e só deve ser aprendido depois de Chum Kiu ter sido devidamente entendido. Uma vez que o Biu Jee tenha sido dominado, o praticante pode entregar um poder devastador através de distâncias extremamente curtas com uma precisão muito maior.

Comentários