Forma do Boneco de madeira
A história da forma
Muk Yan Jong às vezes chamado Mok Yan Chong tem 108 técnicas que compreendem a forma do boneco de madeira como ensinada pelo falecido mestre Ip Man.
Benefícios da forma do Boneco de madeira
A forma é uma parte importante da curva de aprendizado do Wing Chun. Diz-se frequentemente que a forma contém as técnicas de luta do sistema Wing Chun. Isso não quer dizer que as técnicas aprendidas nas 3 formas de mão não sejam para combate ou, a diferença é a aplicação. As formas de mãos devem ser aplicadas a uma situação e nem sempre podem ser executados exatamente como aparecem na forma, enquanto as técnicas na forma do Boneco são executadas contra o 'tronco' ou boneco e, portanto, estão sendo praticadas de uma maneira que se aplica diretamente. Isso ocorre porque as técnicas são realizadas contra os braços físicos, pernas e corpo do boneco de madeira.
As vantagens de treinar em um boneco de madeira são que ele pode ser atingido com tanta força quanto o praticante deseja, pode ser treinado por longas horas, enquanto um parceiro vivo pode ficar entediado. Além disso, como o boneco não se move muito, o praticante aprende a mobilidade enquanto circula em torno do boneco em conjunto com as técnicas de bloqueio com as mãos.
Os principais benefícios do treinamento em um boneco são:
1-Melhora poder da cintura2-Ensina o aluno a distância correta
3-Contém algumas técnicas adicionais, como chutes
4-Força boa estrutura nas técnicas
Existem também alguns benefícios auxiliares, incluindo:
1-Condicionamento das mãos e braços2-Ajudando o aluno a praticar o Wing Chun
Sobre o Boneco
O boneco de madeira em si (às vezes chamado de homem de madeira) representa um adversário físico; seus braços podem representar ataques que precisam ser bloqueados ou obstáculos para o praticante superar, a fim de atacar o tronco do boneco. A perna do boneco tem que ser manobrada e atacada pelo praticante durante a forma.
A forma contém aplicativos das três formas de mão, juntamente com algumas técnicas adicionais, como o empate no pescoço e alguns chutes adicionais. Por causa do ângulo e estrutura do boneco, o aluno é naturalmente atraído para executar suas técnicas com o posicionamento correto. Como o boneco é um objeto sólido, qualquer erro na técnica do praticante, como ângulo incorreto e posição de bloqueio ou uso errado de energia, é facilmente identificável. Principalmente porque resultará em uma perda de equilíbrio ou um choque de força causando dor, e um erro no posicionamento ou da forma geralmente levará o próximo movimento a ser mais difícil de executar, de modo que eventualmente o posicionamento e uso de energia se torne perfeito de treinar no boneco. Um parceiro vivo, por outro lado, pode não ser capaz de identificar erros se não tiver experiência.
1-Os dois braços superiores devem estar paralelos. Um não deve ser mais alto que o outro.2-A perna fictícia não deve sair muito longe. Quando em uma postura do boneco, a perna deve terminar logo antes dos dedos dos praticantes.
3-Os dois braços superiores não devem estar muito distantes um do outro. Isso é essencial para que suas técnicas sejam estruturalmente sólidas. 15 – 20 cm é uma boa distância, mais ou menos.
Luk Dim Boon Kwan
Luk Dim Boon Kwan, [literalmente, bastão de dois metro e meio] usa o ombro como linha central. O poder da base longa dos dois braços é concentrado em um ponto e é disparado para as diferentes posições na forma. Só tem seis técnicas e meia. O último dos quais é a metade, um rápido movimento descendente do peito. - Ip Man
Wing Chun bastão longo de dois metros e meio
Como diz o Luk Dim Boon Kwun significa literalmente um bastão long de dois metros e meio. As técnicas desta forma são geralmente ensinadas como a primeira das formas de armas na arte marcial chinesa Wing Chun Kung Fu. A forma tem apenas seis técnicas diferentes que são repetidas em várias direções e a metade da técnica de soltar o bastão. Portanto, é muito mais fácil aprender do que Bart Cham Dao, que tem mais de 100 técnicas.
O bastão e sua história
O bastão em si é às vezes chamado de "Bastão do Dragão", presumivelmente porque as pessoas acham que parece mais legal. Geralmente é em torno de 2,5 ou 3 metros de comprimento. Uma vez e meia a altura do praticante é uma regra geral. É afinado em uma extremidade, por isso é mais fino no topo ou no ponta, em comparação com a base. Ao longo da forma, o praticante apenas segura a base. Esta é uma grande diferença para outros estilos baseados em bastões que tendem a usar ambas as extremidades da arma para girar e atacar em várias direções. Devido ao seu grande tamanho, é bastante complicado de manusear e acredita-se que a arma tenha sido usada principalmente no campo de batalha, em vez de em combate individual. Uma outra teoria seria que o bastão, era para ser usado a longa distância primeiro e as facas de borboleta são para lutar perto. Portanto, a metade da técnica de deixar cair o bastão é muito importante, seja um processo relativamente fácil.
A história sugere que o bastão provavelmente entrou no sistema Wing Chun como resultado de pessoas que viveram e treinaram em barcos fluviais. Várias figuras da história do Wing Chun, Leung Lan Kwai Wong Wah Bo e Leung Yee Tei, trabalharam no Red Junk(barco vermelho) Opera como artistas. Bastões longos teriam sido comuns em barcos fluviais para ajudar no manuseio do movimento, e por isso é dito que Leung Yee Tai conhecia um bastão de outra arte marcial que foi simplificada com Wong Wa Bo e adicionada ao sistema Wing Chun.
Objetivos / benefícios da forma
Embora a forma tenha aplicações limitadas na sociedade de hoje, há vários benefícios do treinamento da forma.
1-Fortalecendo o corpo2-Melhor compreensão da linha central
A forma ajudará o praticante a ganhar força tanto nas pernas quanto nos braços. Isso ocorre porque na postura de cavaleiro tradicional é usada para a maior parte da forma colocando pressão extra nas pernas. Além disso, com cerca de 3 metros de comprimento, o praticante precisará de uma quantidade razoável de força na parte superior do corpo apenas para mantê-lo em linha reta, deixando-o treinar com ele por longas horas.
A forma também ajudará a melhorar a coordenação e ajudará a entender melhor os princípios do Wing Chun. Por exemplo, se sair um centímetro fora da linha central com a sua guarda seria difícil de perceber, no entanto, no final da forma do bastão torna-se óbvio. Portanto, treinar o bastão ajudará o praticante a identificar erros sutis em sua técnica, o que se aplica tanto às técnicas mãos quanto às técnicas de armas.
Comentários
Postar um comentário